Toda a família é contemplada pela iniciativa da Prefeitura de Cotia com informações sobre atendimento social, planejamento familiar, entre outros
No dia 18/09, a Prefeitura de Cotia lançou oficialmente um dos projetos mais importantes da atual gestão municipal: o Projeto Cuidar – Nossas crianças, nosso futuro, desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além do Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa é realizada dentro das escolas e a prefeitura leva uma estrutura e profissionais que fazem atualização da caderneta de vacinação dos estudantes, exame de acuidade visual, atualização dos dados antropométricos (peso e altura), escovação dentária, aplicação de flúor, palestras, entre outros.
As famílias também são contempladas pelo Projeto Cuidar: as mulheres podem agendar exame de Papanicolau, se informar sobre programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Renda Cidadã, entre outros, além de projetos como o Novo Olhar, do Fundo Social de Solidariedade, que distribuí óculos de grau novinhos.
“Estamos felizes em lançarmos este projeto que integra diversos serviços públicos em um mesmo local, beneficia toda a família, traz os pais para dentro da escola para receberem orientação e cuidado do poder público”, disse o prefeito Rogério Franco. De acordo com ele, todas as escolas da rede pública municipal com crianças com idade a partir de cinco anos serão contempladas pelo Projeto Cuidar. “Vamos passar por todas essas escolas. Sabemos que muitas vezes uma criança não tem um bom rendimento escolar por não estar enxergando direito, vamos identificar isso, encaminhar para o exame oftalmológico e, se a família for inscrita em programas sociais, a criança poderá ser atendida por algum projeto do Fundo Social e ganhar os óculos”, completou o prefeito.
O projeto foi oficialmente lançado na Escola Municipal Crianças de Cotia, no Parque Miguel Mirizola, mas, desde a semana anterior, o projeto piloto foi realizado nas EM’s Chácara Cantagalo, Joaquim Pereira da Silva, Professora Ana Maria Pereira, José Mendes, Rosa Maciel.
A população aprova a iniciativa
A Irani Antunes, que mora no Parque Miguel Mirizola, aprovou o projeto. “Gostei muito”, começou. “Já fiquei sabendo que meu filho mais novo poderia tomar a vacina contra a Meningite e HPV e já vamos sair daqui com ele vacinado. Muito bom”, completou enquanto aguardava chamarem o filho mais velho para também ser atendido.
Em outro ponto da cidade, na EM Chácara Cantagalo, a moradora Roseane Marcia Gomes também aproveitou para colocar as vacinas da filha em dia. “Recebemos a informação do projeto e eu trouxe a caderneta de vacina para avaliarem se estava em dia. Fui informada de que a minha filha precisava tomar a vacina contra Varicela e ela já tomou na hora”, disse. “Muito rápido”, avaliou.
A moradora Jaqueline Silva, mãe de uma aluna da EM Chácara Cantagalo, elogiou o Projeto Cuidar. “Achei muito bom. Importante ações como essa, pois facilita a nossa vida, colocamos algumas situações em dia e é tudo muito rápido”, disse.
Muitas mulheres, como a Maria Rita, da Chácara Cantagalo, mãe de um aluno da EM Cantagalo, também recebeu cuidado. “Vou embora com o meu exame de Papanicolau agendado. Melhor assim, pois agora só vou precisar marcar a consulta para mostrar o resultado, facilita bastante”, disse.
Orientação para toda a família
Durante a passagem pelas escolas, o Projeto Cuidar também leva orientação sobre planejamento familiar. Nas palestras, são abordados métodos contraceptivos, exames preventivos, entre outros. “O DIU é um método contraceptivo muito seguro, simples e reversível. É pouco explorado, embora seja gratuito”, disse Ângela Maluf, secretária adjunta de Saúde. “É um processo rápido. Vale a pena conversar com o médico na Unidade de Saúde e agendar a implantação do DIU, não temos longa fila de espera”, completou.
Informações sobre distribuição de preservativos masculino e feminino, vasectomia, também estão na pauta das palestras do Projeto Cuidar.
O Projeto Cuidar está sob a coordenação dos secretários Mara Franco (Desenvolvimento Social), Magno Sauter (Saúde) e Neusa Abreu (Educação). “O objetivo é a promoção da saúde nas escolas. Uma parceria importante entre secretarias para aumentar a qualidade de vida das pessoas e evitar que problemas de saúde afetem a vida e o rendimento escolar”, disse Magno Sauter.
Fotos: Vagner Santos