Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
O Rotary Club de Cotia Mulheres Empreendedoras realizou na noite da última sexta-feira (22 de fevereiro) um jantar especial no restaurante Felix Bistrot para marcar a visita oficial de Edson Borcato, governador do distrito 4610 do Rotary International, que contempla os clubs da região.
O encontro teve a presença de membros do club e outros convidados e o Granja News o cobriu com exclusividade. A noite foi marcada também pela posse de três novas integrantes do club: Celia de Oliveira Pawel, Fátima Marinho e Maria Antônia Medeiros, filha da fundadora do club Lenita Medeiros – esta última ganhou um diploma em alusão à condição de fundadora.
A mesa diretora da reunião era formada pela presidente do club, Elizabeth Cortez Herrera; seu marido Carlos; o governador do distrito 4610, Edson Borcato; sua esposa, Izilda Borcato; e o sócio honorário do club e diretor do Rotary Club Internacional 2011-2013 José Antonio Figueiredo Antiório.
Em uma apresentação de slides, a presidente Elizabeth relembrou as dezenas de ações realizadas pelo club em sua meia década de história, incluindo o evento Braço Forte, Mão Amiga; as campanhas de vacinação contra a poliomielite; e a participação no mutirão de limpeza do Cemucam.
Depois, também em discurso, Edson conclamou todos a “construir uma organização mais forte. Somos pessoas que não querem apenas mudar o mundo, mas também converter inspiração em mudanças reais e duradouras”, disse ao microfone. “Temos essa capacidade por ser quem somos e por aquilo que o Rotary nos permite fazer. O Rotary permite que nós nos conectemos com o mundo de maneira forte e significativa, mesmo com todas as diferenças”, complementou.
Ao final de sua fala, Edson deu a receita para o sucesso rotário: “Existem três caminhos claros para implementar mudanças que irão propiciar o crescimento do nosso Rotary. Primeiro, crescer pela inovação dos clubes existentes que querem mudar. Segundo, crescer por meio da criação de clubes novos e diferentes. E terceiro, crescer incorporando os rotaractianos para tratá-los como os verdadeiros parceiros e recursos extraordinários que são. Comecem de onde estão, usem o que têm e façam o que podem. Não é a carga que nos derruba, mas a maneira como a carregamos”, encerrou.
Logo depois, Antiório também discursou, enaltecendo os momentos bons e difíceis do clube. “Os momentos difíceis foram quando não conseguimos encontrar na comunidade pessoas voluntárias para ingressar nas nossas frentes. Vemos na televisão tantos problemas sociais que acontecem. Nós precisamos estar ao lado daqueles que administram para que eles possam ter uma visão melhor daquilo que precisam. E é dentro dessa organização chamada Rotary que nós podemos fazer o desenvolvimento do voluntário para prestação de serviço nas comunidades”, disse Antiório.“Quem sabe nesse momento em que o Brasil passa por uma transição histórica e política nós possamos viver um mundo melhor o mais breve possível. Que vocês deste club consigam levar à frente este grande trabalho que vocês estão realizando e que nós possamos na próxima gestão encontrar aqui não este número tão expressivo de associados, mas pelo menos o dobro ou o triplo, porque vocês são muito trabalhadoras e nós agradecemos imensamente o trabalho que vocês fazem por essa comunidade”, finalizou.
Depois das formalidades, os convidados puderam se servir de um jantar preparado pelo Felix Bistrot, que incluía tabule ou sopa de tomate de entrada; St. Pierre à Meuniere com farofa rústica e úmida com rúcula, escalopinho de filet mignon ao molho roti sobre flores (brócolis e couve flor) ou ravióli de abóbora ao molho gorgonzola e nozes de prato principal; e creme de manga com frutas vermelhas e bola de sorvete de creme como sobremesa. O jantar trazia ainda um menu kids para os pequenos.