Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
O Parque Teresa Maia, em Cotia, sediou no último domingo (6/10) o evento “Braço Forte, Mão Amiga”, uma parceria do Exército Brasileiro com o Rotary Club Cotia Mulheres Empreendedoras. O evento foi marcado por diversas atividades organizadas pelos militares, como apresentação de cães, oficina de camuflagem para crianças, plantio de mudas e pista de combate à dengue.
O comandante David, do Exército, afirmou em entrevista ao Granja News que o evento tem como objetivo demonstrar as atividades que os soldados farão no Haiti, país caribenho recentemente devastado por um terremoto e que começa a se recuperar de uma grave crise política com o auxílio de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas liderada pelo Brasil.
“Nosso trabalho está dividido em duas partes: o braço forte e a mão amiga. O braço forte é a parte militar. E a mão amiga são ações comunitárias como esta, voltadas para a população. Estivemos aqui nos últimos dias revitalizando o parque e agora promovemos estas apresentações para mostrar um pouco do que faremos no Haiti”, explica o comandante. “Tivemos esta parceria fantástica com o Rotary de Cotia, o que possibilitou treinarmos nossos soldados”, diz.
Os soldados compõem o 19º Contingente de Força de Paz do Exército Brasileiro, o BRABAT 19, que em novembro embarca para o Haiti para um período de seis meses no qual assegurarão a segurança do país, bem como promoverão ações sociais. O batalhão é composto por 1200 homens de várias cidades do estado de São Paulo, além de soldados da Bolívia, Paraguai, Peru e Canadá.
Lenita Medeiros, presidente do Rotary Club Cotia Mulheres Empreendedoras, explicou em entrevista à nossa reportagem que a ideia partiu de uma conversa que teve com David, seu amigo. Comentando sobre a futura atuação deles no Haiti, Lenita afirma que o país “passa por um momento muito complicado, e, além de tudo, houve aquele terremoto em 2011. As crianças não têm atividades e a taxa de analfabetismo é alta”. A ação, explica Lenita, ajudou a revitalizar o parque com a reparação e repintura das grades e remoção de vegetação morta, e é uma amostra do que o batalhão fará no país caribenho.