Últimas notícias
Home / Cultura / Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano

Sacola da leitura incentiva os alunos da rede estadual a lerem já no 1º ano

O contato com os livros ainda nos primeiros anos já mostra que com o passar do tempo leitores assíduos podem surgir

Na rede estadual paulista, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são incentivados a ter o hábito da leitura desde o início das aulas. Cerca de 80% desses estudantes não são alfabetizados, mas só de terem contato com livros e serem estimulados pela professora, começam a demonstrar grande interesse pelo tema.

Na Escola Estadual Brasílio Machado, por exemplo, as duas salas de 1º ano costumam estar familiarizados com a leitura com pausas até meados de setembro, chegando a fluência no final do ano. Em 2017, os alunos passaram a ler mais de 2 livros por mês, segundo números levantados nas salas de leitura e classes da unidade de ensino.

Além dos trabalhos em sala de aula, projetos que incluem a família têm sido fundamentais para essa conquista. “Quando os pais se envolvem na leitura e na aprendizagem dos alunos, o interesse do aluno é maior, pois criasse um momento de afinidade em que as crianças percebem que por meio do livro é possível soltar ainda mais a imaginação”, ressaltou a diretora Simone Romano.

Para apoiar o projeto, a ONG Reviravolta entregou uma sacolinha personalizada para todos os pequenos em que eles levam os livros semanalmente e os devolvem assim que a leitura é concluída. Além da sacolinha, a parceira ainda promove rodas de mediação de leitura com voluntários da ONG.

Já na Escola Estadual Demosthenes Marques, os alunos também participam do projeto “Coruja da Leitura” que incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando-os na leitura. Cada sacola conta com um caderno de desenho, em que o aluno após ler o livro reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Educação SP divulga calendário letivo para rede estadual em 2019

Início das aulas está previsto para 1º de fevereiro; programação respeita o mínimo de 200 …