Home / Cotia / Sete dicas para ganhar dinheiro organizando a sua vida e a sua geladeira

Sete dicas para ganhar dinheiro organizando a sua vida e a sua geladeira

A falta de organização pode não só te deixar mais estressado, como mais pobre. Segundo a personal organizer Juliana Aragon (Instagram: @juaragonorganizer), uma vida mais organizada é possível alcançar uma redução de 30% nos gastos mensais. E a proposta dela para alcançar essa economia não tem apenas a ver com suas finanças, mas com o modo como você organiza sua agenda, seus armários e até sua despensa.

A primeira dica de ouro é fazer um planejamento, priorizando o que é mais importante e não o que temos vontade. O planejamento deve englobar desde as tarefas do trabalho até os afazeres domésticos. “Se a passadeira vem na quinta-feira e você precisa das suas roupas limpas para passá-las, ao se planejar para lavá-las na véspera você para de subutilizar um trabalho que está sendo pago”, diz Aragon, que sugere usar uma agenda para marcar todas as tarefas previstas para o mês, depois para a semana e depois para o dia e quais são os principais compromissos e os menos urgentes.

A segunda sugestão é não postergar suas tarefas, as chances de que elas não sejam feitas da melhor forma são grandes. Como tempo é dinheiro, deixar para depois é perder dinheiro. Entenda que se aquela pendência não for resolvida agora será deixada de lado.

O terceiro item é sobre administrar bem seus pertences. Tudo o que possuímos, por mais simples que seja, precisa de administração, desde uma fronha de travesseiro até um imóvel. A personal organizer sugere, por exemplo, que as roupas sejam organizadas no armário por frequência de uso, tipo de roupa e cores. Além de gerar uma boa economia de tempo para se vestir, tendo em mente quais roupas você tem, é possível entender se você realmente precisa comprar uma peça nova ou se a compra está sendo feita por impulso.

A quarta dica da Juliana é para fazer uma profunda avaliação sobre todos os itens que você tem em excesso. Se você tem 10 assadeiras e 40 panelas na sua cozinha, por exemplo, é provável que você perca tempo para organizá-las sempre que precisar guardar algo no armário.
Ao revisar os bens que você possui, é possível separar peças que precisam de reparo e perceber que, se você está doando roupas com etiqueta ou sem uso, provavelmente você está comprando errado e jogando seu dinheiro fora.

A quinta dica é para um lugar que mais existe de desperdício em uma casa: a despensa. “Sem a despensa e a geladeira organizadas, fazer uma lista de compras pode ser o mesmo que brincar de memória”, explica a especialista.

A sexta dica é para quem quer economizar dinheiro, então não poderia faltar algumas dicas de organização financeira. A principal dica aqui é não perder os vencimentos das contas, para evitar a cobrança de juros. Isso é mais do que crucial neste momento, já que os juros estão altíssimos. “Vale usar agendas virtuais, agendas de papel, ou até uma prancheta com uma folha que mostre todas as datas de vencimentos das suas contas”, afirma Juliana. Planilhas e aplicativos de controle financeiro também podem ser bem úteis.

A última dica é para investir em serviços que podem otimizar sua tarefas. Contratar uma diarista ou passadeira para realizar alguns afazeres domésticos e pagar um motoboy para entregar algum documento que te faria cruzar a cidade são exemplos de serviço que podem gerar uma grande economia de tempo e podem deixar sua mente mais tranquila para que você se concentre em coisas mais importantes, como seu trabalho e o seu lazer, que podem trazer recompensas imensamente maiores do que o valores gastos em princípio.

Sobre Hostmarx

Leia também

Servidores participam de Oficina sobre Processos Licitatórios na Câmara Municipal

Formação foi realizada nesta quinta e sexta-feira pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e da Justiça, …