Home / Cotia / Vereadores de Cotia aprovam contas de Carlão de 2014 e voltam a debater sobre as eleições
Foto: Victor de Andrade Lopes

Vereadores de Cotia aprovam contas de Carlão de 2014 e voltam a debater sobre as eleições

Por Victor de Andrade Lopes

A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na noite de anteontem (27/3) sua oitava sessão ordinária de 2018. Cinco projetos foram aprovados, incluindo o de Lei Complementar 5/2018, que institui o Plano de Zoneamento e Normas para Usos, Parcelamento e Ocupação de Solo; e o de Decreto Legislativo 2/2018, que aprova as contas de 2014 da prefeitura de Cotia – na época, liderada por Carlão Camargo (PSDB).

Ao aprovarem as contas, os vereadores rejeitaram um parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). As contas de 2013, por outro lado, haviam sido rejeitadas no ano passado, tornando o tucano inelegível por oito anos (veja detalhes aqui).

Os parlamentares aprovaram também três homenagens: concederam o título de Cidadão Cotiano a Leonardo Rodrigues dos Santos e aprovaram duas moções de aplausos, uma para o Clube Atlético Independente (CAI) de Caucaia do Alto, que completa 38 anos, e outra para Cotia, que completa 162 anos de emancipação no próximo dia 2 a data será lembrada pela Câmara em sessão solene a ser realizada no dia seguinte (veja detalhes aqui).

Os homenageados foram enaltecidos pelos vereadores em discursos. Celso Itiki (PSD) agradeceu o CAI por permitir que as crianças e adolescentes da região possam praticar esportes em vez de cair nas drogas.

Já Marcos Nena (MDB) e Fernando Jão (PSDB) parabenizaram a cidade. O mdebista lembrou ainda da população de Cotia, chamando-a de “povo trabalhador que faz essa cidade ser cada vez mais pujante, alegre e bonita de se viver”.

O tucano, por sua vez, iniciou mais uma rodada de debate político acerca das eleições de 2018. “O colega Edson Silva (PRB) disse algumas sessões atrás que ‘chega de PSDB’ e que estava acompanhando o [deputado estadual] Marcio Camargo (PSC). Bom, eu venho dizer que fiquei chateado. Chega de PSDB quer dizer chega de mim, chega do [Rubens] Furlan [prefeito de Barueri]. Mas ontem eu vi uma foto que me alegrou: ele, o Macio Camargo, abraçado com nosso futuro governador [João] Doria!”

Em dois apartes, o presidente da casa Paulinho Lenha (PSB) provocou: “Passarinho que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo. […] O governador [Geraldo Alckmin] vai ficar em dúvida. Ou apoia o Doria, que é do partido dele; ou apoia o atual vice dele [Márcio França, do PSB]”. Ao último comentário, Jão respondeu que Alckmin não terá dúvidas sobre apoiar Doria.

Celso optou por um discurso mais apaziguador. “A gente liga a televisão e só tem coisa ruim de política. Mas aqui, todos os 13 estão trabalhando pela cidade. Vamos torna-la sempre melhor”, disse.

Eduardo Nascimento (PSB), porém, colocou a política novamente em debate. “Isso aqui tá parecendo palanque político. Vamos deixar pra pedir voto lá na frente, já que a gente não consegue um nome aqui da nossa câmara”, disse. Em um aparte, Edson sugeriu que o próprio se candidatasse então.

Em discurso posterior, Edson lamentou o ataque de vândalos a uma imagem de Jesus Cristo exposta na porta da de Paróquia Santo Antonio, na Granja Viana (veja detalhes aqui). “Espero que esses elementos sejam presos para que nunca mais façam isso em igreja nenhuma”, afirmou.

A primeira-dama Mara Franco teve seus trabalhos à frente do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Desenvolvimento Social novamente elogiados pelos vereadores. Lenha, Edson, Professor Osmar (PV) e o líder do governo Dr. Castor (PSD) exaltaram sua atuação em discursos, com o último chamando-a de “uma das primeiras-damas mais atuantes que já tivemos.” Ele elogiou também o trabalho do secretário de educação André Vasquez. “Sabemos que é uma pasta grande e difícil de administrar, mas o André é um secretário de fibra e é um educador”, disse.

Durante a sessão, um grupo de manifestantes exibiram cartazes pedindo mais atenção do poder público para a região do Morro Grande.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prazo de inscrição para vagas de creches municipais de Cotia é prorrogado

Os responsáveis pelas crianças com idade a partir de 6 meses, que ainda não fizeram …