Home / Cotia / Vereadores de Cotia criticam disseminação de notícias falsas

Vereadores de Cotia criticam disseminação de notícias falsas

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã de hoje (16/2) sua segunda sessão ordinária de 2018. Apenas um projeto foi lido e aprovado, criando o novo plano de amortização do déficit técnico do regime próprio de previdência social dos servidores da cidade.

O destaque do dia ficou por conta da série de discursos dos vereadores a respeito da disseminação de duas notícias falsas que marcaram a última semana em Cotia. A primeira dava conta de uma suposta ambulância do município fotografada numa casa em Peruíbe, no litoral paulista. A outra, muito mais grave, reportava a suposta prisão do secretário adjunto de esportes, Marcos Antonio de Moraes (conhecido como “Fre”), pelo crime de tráfico de drogas.

Os parlamentares criticaram veículos mantidos por não-jornalistas e/ou ex-candidatos que perderam a última eleição municipal e cobraram mais responsabilidade dos veículos da região que divulgaram os fatos incorretos.

Para Celso Itiki (PSD), o episódio pode ter sido um caso de discriminação, pelo fato de Fre ser sambista e de origem humilde. Ele sugeriu a possibilidade de se processar os responsáveis pela divulgação da notícia. Já Edson Silva (PRB) pediu: “Imprensa, nós respeitamos vocês, respeitem a gente também!” Depois, disse que os responsáveis pela disseminação das notícias são “pessoas que querem estar aqui! Eu perdi três eleições e vocês nunca me viram falando mal de prefeito ou vereador”. Marcos Nena (PMDB) reverberou as palavras do colega, dizendo que os responsáveis pelos veículos “não são jornalistas, e sim aventureiros com desespero por ocupar uma cadeira aqui”.

Dr. Castor

O líder do governo, Dr. Castor (PSD), considerou “triste” a falsa imputação de um crime a um “pai de família” e “pessoa trabalhadora”. Lembrou também que o próprio secretário da pasta, Cabo Givaldo, também chegou a ser vítima de variações do boato. Sobre o caso da suposta ambulância, Castor explicou que não se tratava de ambulância, e sim de um veículo que presta serviços para a Secretaria de Saúde do município de segunda a sexta. “O carro é particular e nos fins de semana o dono faz o que quiser!”. Depois, ele conclamou a todos para que ajudem a câmara e a prefeitura a serem melhores este ano. “O ano passado foi complicado por causa do processo eleitoral contra a chapa do Rogério, mas esse ano as coisas vão ser melhores”, disse.

O presidente da casa, Paulinho Lenha (PSB), aproveitou para criticar também os comentários que circulavam nas redes sociais acerca da recente aprovação do projeto que retira benefícios dos servidores municipais (veja detalhes aqui). “Nós só retiramos a sexta parte, sendo que os servidores com o benefício incorporado continuarão a recebê-lo. Tem diretor que só pensa em salário e benefício”, disse. Ele também lamentou as acusações de que os vereadores eram vendidos – numa questão de ordem, Castor convidou a câmara a tomar medidas contra os responsáveis pelas acusações.

Edson Silva

Outros assuntos foram brevemente comentados: Edson elogiou o serviço funerário do município, mas cobrou da prefeitura que retome o serviço de transporte gratuito para o velório municipal e também que crie uma floricultura municipal. Já Professor Osmar (PV) parabenizou a prefeitura pelo novo posto do Centro Integrado Tributário (CIT) inaugurado em Caucaia do Alto (veja detalhes aqui).

Celso Itiki
Marcos Nena
Paulinho Lenha
Professor Osmar

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia/SP – Cartão de estacionamento para idoso e PCD pode ser solicitado por e-mail

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia passou a receber a solicitação para …