Home / Cotia / Vereadores de Cotia sofrem vetos, comentam eleições da OAB e refletem sobre 2018 em penúltima sessão ordinária do ano

Vereadores de Cotia sofrem vetos, comentam eleições da OAB e refletem sobre 2018 em penúltima sessão ordinária do ano

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Câmara de Cotia

vereadores reunidos na mesa diretora da casaA Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã da última terça-feira (4 de dezembro) sua trigésima nona e penúltima sessão ordinária de 2018. Apenas um projeto foi aprovado: o de Lei 60/2018, que revoga a lei nº 2.047, de 9 de novembro de 2018, que acrescentou dispositivos à Lei nº 825, de 4 de dezembro de 1996, à Lei nº 1.288, de 5 de julho de 2004, e à Lei nº 1.705, de 2 de março de 2012.

Além disso, foram lidos três vetos da prefeitura a projetos de lei da casa. As proposituras negadas pelo Executivo foram a 46/2018, que proíbe o corte do fornecimento de água e energia elétrica a pessoas físicas por falta de pagamento às sextas-feiras e vésperas de feriado; a 47/2018, que instituía o “Programa de Compensação de Débitos Tributários”; e a 56/2018, que previa a instalação do “botão do pânico/assédio” no interior do transporte coletivo público da cidade.

Marcos Nena discursando na tribuna da câmara de cotia
Marcos Nena
Os vetos foram criticados pelo vereador Marcos Nena (MDB). “Nem tudo que vem para esta casa é 100% constitucional. A letra fria da lei mata, então tem que ter uma sensibilidade. E lamentavelmente, o jurídico do Executivo sempre procura um jeito de diminuir o papel do legislativo”, lamentou.

Também em discurso na tribuna, Fernando Jão (PSDB) desejou um bom mandato ao futuro presidente da casa, Dr. Castor (PSD), dizendo que ele “fará um mandato em prol do legislativo, em prol da população da cidade. Sei da sua hombridade, você é um político que cumpre de pé aquilo que fala sentado”.

Edson Silva discursando na tribuna da câmara de cotia
Edson Silva
Edson Silva (PRB) parabenizou a advogada Mariana Arteiro pela vitória nas eleições da diretoria da OAB de Cotia e Vargem Grande Paulista, realizadas na semana passada. Ele também enalteceu o candidato derrotado Ricardo Monteiro, que perdeu por 75 votos. “Isso foi democracia, seja ela a disputa da OAB, seja ela a disputa política. É preciso ter respeito às pessoas que colocam o seu nome à disposição da sociedade”, disse na tribuna.

Em seguida, Edson fez um balanço do ano que passou. “Foi um ano de muita batalha minha. Temos muito a ser conquistado no município, mas o prefeito Rogerio Franco está trabalhando nos quatro cantos. Estamos parabenizando e também cobrando melhorias para o ano que vem”, disse o vereador.

Ele também aproveitou sua fala para reiterar cobranças antigas, como a reforma do campo do Jardim Stela Maris. “Tenho certeza que no ano que vem o Rogério Franco vai realizar esta obra. Além de nove equipes de futebol, há 120 crianças que usam aquela quadra”, disse, antes de pedir atenção do prefeito também para os bairros Jardim Pioneiro, Vila Jovina, Parque Rizzo, Lajeado e Mirizola.

Por fim, disse que a cidade está com uma demanda muito grande de médicos após a saída de médicos cubanos e que já solicitou uma solução ao secretário municipal de saúde. “Esse mandato é passageiro, não faço as coisas para só eu ganhar.”, finalizou.

Dr. Castor discursando na tribuna da câmara de cotia
Dr. Castor
Castor, líder do governo, elogiou o colega Celso Itiki (PSD), afirmando que “existe Caucaia do Alto antes e depois de sua vereança”. Ele também desejou sorte a Mariana Arteiro e parabenizou Ricardo Monteiro por ter perdido a eleição “de cabeça erguida”.

Sobre o campo do Jardim Stela Maris, Castor disse ter feito a planta e gerado uma matrícula do local. “Tenho certeza que este ano vamos conseguir implantar um projeto de grama sintética”, completou.

Além de repudiar os vetos, Nena usou seu tempo de fala também para elogiar a presidência de Paulinho Lenha (PSB). “Vossa excelência não hesitou em momento algum em tomar decisões difíceis em momentos de contrariedade da opinião pública. Se não fosse a participação desta casa, tenho certeza absoluta que não teria ocorrido avanço nenhum nesse município, em todas as secretarias”, disse. “Desejo ao Castor que aja da mesma forma”, complementou.

Ele disse que a casa votou “projetos importantes e impopulares, mas sempre no sentido de que poderia melhorar os trabalhos” e comentou novamente as Eleições 2018. “Tivemos uma eleição em que a população pediu um Presidente da República que não faça parte dos grandes partidos, incluindo o MDB, do qual estarei fora muito em breve”, anunciou. “Precisa haver grandes transformações na política brasileira. Nenhum de nós será eterno, vai chegar o tempo de todo mundo deixar os seus cargos, e será pelas mãos do povo, pois foi ele que nos colocou aqui”.

Fernando Jão discursando na tribuna da câmara de cotia
Fernando Jão
Antes de encerrar a sessão, Lenha parabenizou Caucaia do Alto por seus 74 anos, afirmando que é “um distrito de 70 mil habitantes que tem crescido muito e contribuído muito para Cotia”; desejou sorte a Mariana Arteiro à frente da OAB; e disse que a Câmara “se mostrou firme e presente perante o Executivo” no ano que está se encerrando.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

pessoas usando computadores do acessa sp

Acessa SP da Granja Viana começa o ano entre os destaques do Estado

Relatório do Prodesp mostra que o posto e ficou em segundo lugar em aproveitamento e …