Home / Gastronomia / Volta às aulas: como proceder com a rotina alimentar dos pequenos após as férias

Volta às aulas: como proceder com a rotina alimentar dos pequenos após as férias

Retomar a alimentação saudável das crianças é sempre um desafio no começo do ano letivo. Por isso, a nutricionista Renata Guirau do Oba Hortifruti, com unidade no Iguatemi Aphaville, traz recomendações e receitas práticas para facilitar esse processo

Fotos: Divulgação

Com as férias escolares acabando, é hora de voltar para a rotina, tanto escolar quanto alimentar. É comum – e completamente aceitável – que, durante esse período, as crianças saiam um pouco da rotina e comam mais pizza, lanches, doces e guloseimas, por exemplo. Mas, com o retorno das aulas, é hora de voltar à rotina, com os horários, tarefas e, claro, uma alimentação equilibrada, para garantir toda a energia necessária.

Pensando nisso, a nutricionista Renata Guirau do Oba Hortifruti, com unidade no Shopping Iguatemi Alphaville, pontua que o primeiro passo é planejar as compras. É recomendável fazer uma lista das preparações para almoço, jantar e também opções que os pais desejam que a criança coma no café da manhã e nos lanches. Isso irá facilitar a escolha adequada dos itens, evitando que falte ou sobre alimento.

“Nessa retomada, é importante deixar de comprar alimentos que algumas crianças acabam comendo muito, como as guloseimas que estavam liberadas no período de férias. Outra recomendação é a família toda se alimentar bem, pois a criança costuma responder positivamente aos estímulos e exemplos”, pontua Renata.

Ela também recomenda incluir a criança na hora de escolher, comprar e preparar os alimentos, além de investir em brincadeiras durante as etapas e montar as refeições de um jeito diferente, colorido e divertido. Esses hábitos tornam o processo alimentar mais agradável, atrativo e encoraja os pequenos a comerem melhor e experimentarem novos sabores.

Boas opções na hora da compra são frutas como pera belga, laranja bahia, açaí e pitaya. Elas são boas fontes de fibras e antioxidantes, elementos fundamentais para a prevenção de doenças crônicas, do envelhecimento precoce de células e de doenças intestinais. A pera, em particular, possui uma boa quantidade de vitaminas A e E (que têm ação antioxidante) e também fornece fibras que vão ajudar na saúde intestinal e na saciedade. Já a laranja bahia possui uma grande quantidade de vitamina C, antioxidante relacionado à defesa do corpo, muito importante, em especial, para as crianças, que podem ter a imunidade mais sensível.

O açaí, além de possuir uma quantidade bem grande de compostos antioxidantes, fornece cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para a saúde óssea. E a pitaya é muito rica em fibras, além de ser fonte de flavonóides com ação antiinflamatória, que também ajudam na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas.

Para a lancheira da criançada, a nutricionista recomenda que ela seja dividida em três partes: uma preparação salgada, como um sanduíche de pão integral com queijo, ovos mexidos, milho ou muffin salgado com legumes, por exemplo; uma opção de fruta, variando as opções ao longo da semana; e uma bebida – sendo a conhecida garrafinha de água a melhor escolha. “Acima de tudo, é muito importante que a criança não seja forçada a comer ou mesmo chantageada, como quando oferecemos algo em troca dela comer o que queremos. E o principal: ter paciência e constância, pois novos hábitos sempre podem ser formados”, finaliza.

Para te ajudar nesse processo, confira quatro receitas práticas e deliciosas para nutrir os pequenos com tudo o que precisam!

Bolo recheado com pera 

Ingredientes:

3 peras médias

3 ovos

½ xícara de chá de farinha de trigo

½ xícara de chá de açúcar mascavo

½ xícara de chá de farinha de aveia

4 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 colher de café de canela em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Preparo:

Corte as peras em fatias e reserve.  No liquidificador, bata todos os ingredientes.

Coloque a massa em uma forma de furo central untada e acrescente as fatias de pera por cima da massa. Se desejar, pode polvilhar canela por cima da pera.

Asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 30 minutos (faça o teste do palito).

Nessa receita, as crianças podem ajudar a ligar o liquidificador e a acrescentar os ingredientes antes de bater.

Picolé listrado 

Ingredientes:

½ xícara de polpa de pitaya rosa

½ xícara de manga batida

½ xícara de kiwi batido

½ xícara de polpa de açaí

 

Preparo:

Em um copo descartável ou forminha para picolé, faça camadas com cada polpa de fruta, levando ao freezer uma de cada vez:

1ª camada de açaí – freezer por pelo menos 1 hora.

2ª camadas com kiwi – freezer por pelo menos 1 hora

3ª camada com pitaya rosa – freezer por pelo menos 1 hora

4ª camada com manga batida – freezer por pelo menos 1 hora

Se desejar, você pode substituir as opções de frutas e usar até mesmo água de coco. Essa é uma receita ótima para as crianças participarem do preparo!

Smoothie rosa de colher

Ingredientes:

1 garrafinha de mix de pitaya rosa Oba Bem Querer

½ banana nanica congelada

1 colher de sopa de semente de chia

1 colher de sopa de castanhas picadas

4 colheres de sopa de granola sem adição de açúcar

 

Preparo:

Coloque o mix de pitaya em forminhas de gelo e leve ao freezer. Quando congelar, retire do freezer, misture com a banana e bata levemente no mixer, para formar um creme consistente.

Coloque em uma tigela e acrescente a chia, as castanhas e a granola. Sirva logo em seguida. As crianças podem participar de todas as etapas do preparo dessa receita.

Muffin de laranja

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga

4 ovos

1 xícara de chá de suco de laranja

1 colher de sopa de raspas de laranja

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de farinha de aveia

1 colher de sopa de fermento em pó

 

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto as raspas de laranja.

Coloque o conteúdo em forminhas de cupcake e decore com as raspas de laranja. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 15 a 20 minutos (faça o teste do palito).

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Festival de Sopas Ceagesp 2022 estreia nesta quarta-feira, dia 4 de maio

   Nesta quarta-feira, dia 4 de maio, a partir das 18h, começa o Festival de …

Skip to content