Home / Cotia / Câmara de Cotia celebra 109 anos da imigração japonesa no Brasil com sessão solene

Câmara de Cotia celebra 109 anos da imigração japonesa no Brasil com sessão solene

Por Victor de Andrade Lopes

IMG_8613A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na manhã da última terça-feira (20/6) uma sessão solene em celebração dos 109 anos da imigração japonesa no Brasil. A cidade de Cotia abrigou muitos imigrantes, que alavancaram a atividade agrária da região e até hoje vivem em número expressivo na cidade. O evento, idealizado pelo vereador Celso Itiki (PSD), ocorreu logo após a vigésima sessão ordinária de 2017, realizada excepcionalmente às 9h30 em razão da celebração. Na breve sessão ordinária, os vereadores aprovaram uma moção de aplausos aos 109 anos da imigração e também o projeto de resolução 3/2017.

Iniciada a sessão solene, diversos convidados assumiram as cadeiras da mesa e de sua extensão: além de vários vereadores da própria Câmara, participaram da comemoração, entre outros, o primeiro secretário do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social de São Paulo, André Korosue; o presidente da Associação Cultural Desportiva de Caucaia do Alto, Júlio Haguio; o presidente do conselho do Cotia Seinen, Shigeyuki Murata; o assessor parlamentar Fabio Ribeira Lima, representando o deputado federal Herculano Passos (PSD-SP); o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Silveira Ramos; o secretário de gabinete de Vargem Grande Paulista José Roberto Cruz; o secretário adjunto de gestão estratégica e inovação de Cotia, Fabiano Silva; o secretário de governo de Cotia, Pedro Almeida; o secretário de comunicação de Cotia, Marcos Menão; e o assessor parlamentar do gabinete de Celso, Rogerio Inoue.

IMG_8652Em discurso, Celso, que é filho de um imigrante, agradeceu a presença e o apoio de todos e disse que espera que a sessão ajude a “resgatar um pouquinho da cultura japonesa no Brasil”. Ao longo de suas falas, os demais parlamentares não só enalteceram a importância e a influência nipônica na cultura brasileira e na cidade, como também aproveitaram para enaltecer a própria câmara, apontando sua atuação e a condução da casa pelo presidente Paulinho Lenha (PSB).

Em sua fala, André Korosue contou um pouco da história da extinta Cooperativa Agrícola de Cotia, uma das maiores de São Paulo.

IMG_8638A praça japonesa, um dos marcos da presença nipônica na cidade, foi alvo de críticas: vítima de um incêndio no início de 2013, o local ficou abandonado por 3,5 anos até ser revitalizado em 2016, quando uma intervenção viária retificou uma marginal da Rodovia Raposo Tavares que contornava a praça. A praça japonesa em si foi transferida para um local ao lado do Viveiro Municipal Parque Curupira (veja detalhes aqui).

Após um evento, um almoço foi servido aos convidados e à população presente.

IMG_8627 IMG_8696 IMG_8667 IMG_8658

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Loup celebra 9 anos com menu especial que revisita clássicos da casa em versões reduzidas

Para celebrar seus nove anos de história, o Loup Restaurante lança um menu comemorativo que …

Skip to content