Por Victor de Andrade Lopes
O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite do dia 6 de novembro sua reunião mensal. O encontro contou com a presença do Sargento Nunes, da Polícia Militar; o novo delegado do 2º DP de Cotia, Claudio Alexandre do Rosário (que assumiu o posto deixado por Mario Guilherme); a presidente do CONSEG, Maria Goreti; e o administrador regional da Granja Viana, Cristiano Freitas.
Cristiano aproveitou o momento para lembrar que o Posto de Saúde da Granja Viana será entregue no ano que vem e ficará localizado na Avenida Denne, no Parque São George. Além disso, afirmou ter participado de uma vistoria nas obras do SENAI, no mesmo bairro, e informou que as mesmas estão 37% concluídas e deverão ser finalizadas dentro de um ano e meio. “A qualificação profissional ajuda a reduzir as estatísticas de ocorrências policiais”, lembrou o administrador.
Além disso, ele afirmou que uma feira noturna na Granja está em planejamento, semelhante à feira que já ocorre no centro de Cotia, em frente à prefeitura, todas as quartas-feiras desde o dia 12 de março deste ano. Por fim, anunciou que há a intenção de se incorporar cães à Guarda Civil, para auxiliar em operações como as de resgate.
O Sargento Nunes lembrou a todos que a polícia trabalha com estatísticas e mapeamento de ocorrências, deslocando viaturas para áreas com maior incidência de crimes. Portanto, fazer boletins de ocorrência é fundamental para organizar o policiamento e fazê-lo chegar às áreas mais vulneráveis.
Por fim, os moradores fizeram algumas reclamações, que incluíram os buracos na Avenida São Camilo (um a poucos metros do semáforo para quem segue em direção à Rodovia Raposo Tavares e outro no cruzamento com a Estrada Bucarest); e a repintura das faixas nos trechos de mão dupla da Rua dos Manacás. Um assunto que gerou polêmica foi o dos bolsões residenciais do Miolo da Granja, que estariam prejudicando o trânsito da região por eliminarem rotas alternativas. Uma moradora questionou se eles não restringem o direito de ir e vir, e o administrador Cristiano esclareceu que os bolsões foram criados por meio de decretos de gestões anteriores à atual e que seria necessário outro decreto para extingui-los.
A reunião de dezembro do CONSEG, a última de 2014, será no dia 4, às 18h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.