Por Victor de Andrade Lopes
Há alguns meses, o semáforo do cruzamento da Avenida São Camilo com a Rua José Félix de Oliveira vem apresentando problemas – primeiro, começou a funcionar em horários cada vez mais incompatíveis com o movimento do local, disciplinando o tráfego à noite e às madrugadas e permanecendo em amarelo piscante durante o dia. Há algumas semanas, parou de funcionar de vez e permanece o tempo todo piscando.
No dia 14 de novembro (sexta-feira), nossa reportagem esteve no gabinete do vereador Luis Gustavo Napolitano (PSDB) para tratar de um assunto a ser divulgado em nossa edição impressa de novembro, e eventualmente mencionamos que o semáforo está com defeito há meses e isto tem gerado reclamações nas redes sociais. O vereador então entrou em contato com o secretário de trânsito e transportes de Cotia, Silvio Leme, e o questionou sobre o problema.
Segundo o secretário, o semáforo entra em amarelo piscante toda vez que há uma queda de energia (comuns nesta época de chuvas mais frequentes) e que, para enfrentar o problema, ele está aguardando a chegada de um no-break – aparelho que mantém equipamentos eletrônicos em funcionamento por alguns minutos após uma queda de energia. Sobre o horário desregulado, o secretário disse que ele deve voltar a funcionar normalmente no dia 24 de novembro (próxima segunda-feira).