Home / Política / Criador da fórmula da fosfoetanolamina é ouvido em CPI na ALESP

Criador da fórmula da fosfoetanolamina é ouvido em CPI na ALESP

O ex-professor da Universidade de São Paulo (USP) campus São Carlos, Gilberto Chierice, foi ouvido nesta terça-feira (20/3) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a pílula anticâncer. Ele é o criador da fórmula, cuja pesquisa foi realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Os estudos foram suspensos em março do ano passado.

O ex-professor foi alvo de críticas sobre os resultados negativos da pesquisa. “Não adianta atribuir a mim o exercício ilegal de medicina, pois não pratiquei ação médica nenhuma. As pesquisas foram interrompidas a pedido do Icesp, que utilizou dados clínicos já existentes e não gerou novas informações. Hoje são mais de 15 mil liminares para usar a fosfoetanolamina. Como é que se explica essa quantidade de pessoas tomando a pílula do câncer?”, questionou.

Cristiane Rose Jourdan Gomes, uma das auditoras a participar do estudo no Icesp, disse que a não anuência do professor Gilberto Chierice na elaboração do protocolo foi um dos principais motivos para que a pesquisa apresentasse falhas. A não realização dos estudos de farmacocinética foi citada por ela. “É um procedimento que define a dose máxima a ser ingerida. Não se sabe de onde surgiu a ideia de realizar uma dose única. Dessa forma os pacientes nunca seriam beneficiados, pois deixa de ser uma dose e passa a ser uma sub-dose”, questionou.

O presidente da CPI, deputado Roberto Massafera (PSDB), ressaltou que o interesse da comissão é que a pesquisa continue. “É preciso reformular o projeto para que as pesquisas sejam continuadas”, declarou.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dezesseis matérias são aprovadas na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia

Realizada na manhã dessa terça-feira, dia 23, a reunião teve também a leitura de um …

Skip to content