Home / Cotia / Participantes de programa de reeducação alimentar ‘queimam’ 300 quilos em três meses

Participantes de programa de reeducação alimentar ‘queimam’ 300 quilos em três meses

Nesta segunda-feira (16/12), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, entregou os certificados de conclusão do ‘Projeto Emagrecer Certo’ às aproximadamente 120 pessoas que concluíram a participação no projeto. Juntos, os participantes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde Assa, Atalaia, Caucaia do Alto e na Policlínica Portão eliminaram 300 quilos durante os três meses de programa. Os integrantes do projeto foram acompanhados por uma equipe multidisciplinar que contou com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, preparador físico, entre outros.

O Emagrecer Certo idealizado e implantado em 2018 nasceu com a proposta de prevenir e controlar doenças como a obesidade, a diabetes, o colesterol, a pressão arterial e promover qualidade de vida. “Fico muito feliz, especialmente como médico cardiologista, em ver este programa implantado, a adesão da população e o ganho na saúde de cada participante”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde. Os participantes também receberam encaminhamento para o nutricionista para dar continuidade ao trabalho de reeducação alimentar.

O projeto foi apresentado ao prefeito Rogério Franco, em 2018, quando o Chefe do Executivo cobrava da pasta da saúde medidas que pudessem promover a qualidade de vida da população e prevenir doenças. “Tínhamos este projeto formatado e que contava com o apoio de diversos profissionais. O prefeito abraçou a ideia e, hoje, concluímos a 3ª turma na Policlínica, que foi onde começou, e a 2ª nas UBS’s”, disse Soraya Moraes, coordenadora do Emagrecer Certo.

O projeto também teve uma importante conotação social. Isso porque, ainda quando secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, hoje Secretária da Mulher, propôs que os participantes doassem alimento não perecível em volume equivalente aos quilos perdidos no projeto. “Os participantes perdem peso e, simbolicamente, doam em forma de alimento o excesso eliminado”, disse. Durante o evento de conclusão do projeto, os participantes levaram alimentos que foram revertidos para o Fundo Social.

Uma das participantes mais entusiasmadas com os resultados do projeto era a Fátima Augusto Mendes Pereira. Ela se inscreveu para tentar controlar a diabetes e perder peso. A participação foi um sucesso e, em três meses, perdeu quase 13 quilos. “Os benefícios são reais. A diabetes está controlada, me sinto mais disposta e de bem comigo. Quero continuar firme no propósito e perder mais alguns quilos. Estou muito feliz, a minha saúde melhorou 90%”, avaliou.

Fotos: Divulgação

Sobre Hostmarx

Leia também

Quadra poliesportiva do Jardim Leonor é mais uma obra entregue pela Prefeitura de Cotia

  Nessa semana, a Prefeitura de Cotia concluiu a construção da quadra poliesportiva da Escola …