Home / São Roque / Procuradoria da Mulher instituída pela Câmara de São Roque lembra importância do dia 25 de novembro (Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres)

Procuradoria da Mulher instituída pela Câmara de São Roque lembra importância do dia 25 de novembro (Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres)

Foto: Divulgação

 

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Roque, composta pela Vereadora Dra. Cláudia Pedroso (Presidente), Dra. Virginia Cocchi Winter (Vice-Presidente) e Scarlat Janaína Barbosa Varanda (Secretária), lembrou da importância do dia 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres).
A Presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Roque, Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, disse que é importante enaltecer a data para que o mundo reflita e se conscientize sobre a eliminação da violência contra a mulher. “Infelizmente as estatísticas são alarmantes quando se trata da violência contra a mulher, lamentavelmente são poucas as políticas públicas existentes para diminuir o drástico cenário. É um assunto delicado, mas que deve ser sempre discutido pela sociedade e pelas autoridades”, fala.
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Roque foi criada através da Resolução nº12-L, de 14 de dezembro de 2020. A composição deu-se através da expedição da Portaria nº 60/2021-L, 18 de agosto de 2021. Entre as competências da Procuradoria Especial da Mulher estão receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal. Também deverá cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre a violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara; promover a integração entre o movimento de mulheres e a Câmara Municipal.
A Procuradoria Especial da Mulher poderá, ainda, organizar e divulgar a legislação relativa aos direitos das mulheres, inclusive a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha -, bem como zelar pelo seu cumprimento; promover audiências públicas, pesquisas e estudos sobre a violência e discriminação contra a mulher, bem como a participação política da mulher; acompanhar reuniões, debates, agendas, promovidas pelos órgãos que atendem e promovem políticas públicas para mulheres; zelar pelo cumprimento da legislação relativa aos direitos das mulheres e divulgá-la.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Festival regional gratuito de teatro começa nesta sexta em São Roque

3ª edição do Festão acontece de 3 a 5 de dezembro no C.E.C.T. Brasital Foto: …

Skip to content