Home / São Roque / Projeto Ambiental irá ensinar alunos de São Roque sobre importância da APA de Itupararanga
Projeto Ambiental irá ensinar alunos de São Roque sobre importância da APA de Itupararanga

Projeto Ambiental irá ensinar alunos de São Roque sobre importância da APA de Itupararanga

Ação é fruto de uma parceria da Prefeitura com o SOS Itupararanga

Um novo e importante projeto irá levar ensino e concientização sobre a preservação do meio ambiente para as escolas municipais através de ações lúdicas. A ação Nossa APA é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Roque, através do seu Departamento de Educação, com o SOS Itupararanga e busca estimular a preservação da Área de Preservação Ambiental (APA) de Itupararanga e da natureza nas escolas ao propor ações lúdicas que tratem sobre o tema, como jogos de tabuleiro, quebra cabeças entre outras atividades.

“O desenvolvimento sustentável é uma das bases da nossa gestão e isto significa ensinar nossos jovens sobre a importância da APA de Itupararanga e do respeito e cuidado com a natureza. Através desta iniciativa, levaremos conscientização e informações importantes sobre o meio ambiente aos nossos alunos”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

A primeira etapa do projeto foi a capacitação de coordenadores de ensino, que serão responsaveis por difundir o projeto nas escolas que compõe a rede municipal de ensino. A primeira formação de educadores para a inciativa aconteceu em São Roque e contou com a parceria da Sabesp e da Fundação Florestal, vinculada à secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Durante o curso, os educadores puderam aprender sobre a importância desta Área de Preservação para toda a região.

Projeto Ambiental irá ensinar alunos de São Roque sobre importância da APA de Itupararanga

“Inicialmente o projeto estaria restrito apenas as escolas dos bairros Carmo, Mirim, Pavão, Canguera e Taipas de Pedra, que são as regiões que estão dentro do perímetro da APA. Porém não teria porque mantermos este projeto tão importante restrito só a estas áreas. Desta forma, levaremos este produto para todas a região de São Roque e para as cidades vizinhas”, afirmou Viviane Oliveira, Diretora Executiva do SOS Itupararanga.

Durante a capacitação, os educadores também puderam conhecer mais sobre os materiais educativos que compõe o Nossa APA, que conta com quebra cabeças, um jogo de tabuleiro e materiais ilustrativos que falam sobre esta Área de Preservação Ambiental e a sua importância para nossa região.

Com a capacitação as atividades serão futuramente levadas para as escolas municipais para que sejam inseridas dentro da grade de atividades das instituições, ensinando sobre o meio ambiente e trazendo um benefício que também se estende para as futuras gerações.

“Esta parceria com a SOS Itupararanga nos permite transmitir aos nossos alunos um conhecimento importante sobre nossa região, além de fazer com que, como educadores, possamos exercer um papel social inestimável, conscientizando nossas crianças sobre a importância do meio ambiente, para que eles futuramente também possam levar esta mensagem para as próximas gerações”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque, Dircilene Segura.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Alexandre Pierroni cria Programa de Atenção Psicossocial no ambiente escolar

O Projeto de Lei nº 52/2022-L, de autoria do Vereador Alexandre Pierroni, foi aprovado por …

Skip to content