Home / Cotia / Rogério Franco fala de suas propostas em evento da OAB de Cotia
Vereador e candidato a prefeito Rogério Franco

Rogério Franco fala de suas propostas em evento da OAB de Cotia

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

Da esquerda para a direita: Almir Rodrigues, Rogério Franco e Tuca Miramontes
Da esquerda para a direita: Almir Rodrigues, Rogério Franco e Tuca Miramontes

Os vereadores de Cotia e candidatos a prefeito e vice-prefeito Rogério Franco (PSD) e Almir Rodrigues (PSDB) estiveram na noite da última quinta-feira (22/9) na sede da OAB em Cotia para apresentarem suas propostas de governo e responderem a perguntas dos presentes. O evento foi organizado pela subseção de Cotia e Vargem Grande Paulista da entidade e é o terceiro de uma série de encontros denominados “Eleições Limpas 2016” que a entidade promoverá com os candidatos à prefeitura do município (veja programação ao final da matéria e clique aqui para ver como foi o encontro com o candidato Moisés Cabrera).

As alianças do vereador para esta eleição incluem ainda os partidos PRB, PT do B, PTC, PTN, PHS, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PT, PV, DEM e PR, formando, assim, a coligação “O Melhor Caminho Para Cotia”. É o candidato apoiado pelo atual prefeito Carlão Camargo (PSDB).

Inicialmente, o vereador Almir se apresentou e resumiu sua trajetória política. “Fui eleito vereador pela primeira vez em 1996 e reeleito duas vezes. Colaborei com o Projeto Educando e fui secretário da indústria e comércio, na qual fui responsável por aplicar a Lei Cidade Limpa. Fiz também um trabalho som o SEBRAE, que deverá abrir uma unidade em Cotia em breve. Fui secretário de segurança pública onde trabalhei com os guardas municipais, melhorando seus salários, suas condições de trabalho, provendo cursos e conseguindo novos equipamentos”, relatou.

Em seguida, Rogério Franco afirma ter sido o vereador mais votado da história de Cotia, com quase 6 mil votos. De sua atuação na Câmara, destacou os projetos “Câmara Itinerante” e “Vereador no Seu Bairro”, que levam os parlamentares para os bairros da cidade para que conheçam de perto os problemas e as reivindicações das populações locais. Perguntado do motivo de ter saído candidato a prefeito, justificou que o mandato de um vereador “é muito limitado perto das demandas do povo, uma vez que muitas pautas cabem ao Poder Executivo”.

Presidente da OAb Cotia e Vargem Grande Paulista Tuca Miramontes
Presidente da OAb Cotia e Vargem Grande Paulista Tuca Miramontes

O plano de governo de Rogério, segundo o próprio, priorizará questões emergenciais, de forma a cumprir um passo de cada vez. Ele fala em integrar secretarias e apoiar as organizações que prestam assistência aos cidadãos carentes, desonerando os cofres públicos. Levando seu projeto legislativo para o Executivo, Rogério pretende criar o “Prefeitura no Seu Bairro”, para que prefeito e secretários vão conferir as necessidades de cada pedaço da cidade.

No campo da mobilidade urbana, Rogério vê a criação de vias alternativas como uma solução para o problema da Raposo Tavares. “Nossa ideia é criar vias de acesso ao município, para que as famílias não tenham que utilizar a Raposo. Se não conseguirmos isso com recursos próprios, buscaremos com o governo do estado e do governo federal”, explicou.

Almir também falou sobre o assunto e detalhou alguns dos possíveis novos acessos. “Para quem está na Estrada do Embu e quer ir para a Avenida João Paulo Ablas, nós já verificamos uma ligação pela Rua Meandro. Basta uma pequena desapropriação passando perto do Cemucam”, disse. “Lá da João Paulo Ablas, a gente chega na Estrada do Espigão, é só trazer 300m de asfalto”, continuou. “Se o governo estadual autorizar, a gente faz até uma passagem por baixo do Rodoanel e faz uma ligação com o km 18”, concluiu.

“Pensamos também em uma parceria com a prefeitura de Vargem Grande Paulista para uma permuta de área que resolverá de uma vez por todas a questão da passagem intermunicipal em Caucaia do Alto”, disse, referindo-se ao fato de moradores daquela região terem de pagar caras passagens intermunicipais para irem de Caucaia ao centro de Cotia. Para o sistema de transporte coletivo do município, a dupla prevê a ampliação das linhas, a redução das tarifas e a integração do transporte, para que os usuários não paguem duas passagens em certos trajetos.

O sistema da zona azul, implementado pela atual administração, não é motivo de preocupação para Rogério. “Eu não sou contra. O que acontece é que a pessoa vai para São Paulo de ônibus e deixa o carro em algum lugar o dia inteiro, prejudicando o comércio”, justificou.

Na área da saúde, Rogério pretende ampliar o atendimento dos postos de saúde até às 22h e colocar mais funcionários para trabalhar. Almir descreveu também o projeto “Mãe Cotiana”, voltado para as mulheres grávidas de baixa renda. “Desde o primeiro mês de gestação até o filho completar um ano, a mulher terá atendimento especializado com ginecologista, pediatra, remédios e enxoval”, explicou.

Almir prometeu também, para o primeiro mês de governo, um posto de saúde no bairro do Lageadinho, para que os moradores locais não tenham de atravessar a Raposo até o posto do Mirizola. Perguntados sobre o Instituto Acqua, recentemente alvo de reportagens e investigações sobre supostas irregularidades, Rogério disse que não vê problemas em parcerias do tipo, mas que o Acqua não reúne condições para atender a demanda do município.

Vereador e candidato a prefeito Rogério Franco
Vereador e candidato a prefeito Rogério Franco

A segurança pública também não deixou de ser debatida. Almir, que já encabeçou a pasta, disse que eles não deixarão de exigir do governo estadual a presença da PM na cidade, mas que pretende se aproveitar dos novos poderes dados às guardas civis metropolitanas pela nova legislação federal. Disse também que não adianta contratar novos guardas sem estruturar os 400 já existentes. Uma das propostas é a “Operação Delegada”, em que os guardas podem trabalhar em horários de folga, de forma que não se arrisquem em “bicos” para complementar a renda.

Eles pretendem também criar a Patrulha Maria da Penha, um destacamento de guardas femininas dedicadas a atender mulheres vítimas de violência doméstica. Outra benfeitoria para essas vítimas prevista no plano deles é a criação de um abrigo para mulheres vítimas de violência, para que não tenham de voltar para suas casas após uma denúncia, onde ainda poderiam estar vulneráveis. Perguntados sobre a possibilidade de criar uma delegacia da mulher que funcione 24 horas por dia, eles responderam que, conquanto não caiba a eles criá-la, e sim ao governo estadual, eles “incomodarão” a administração de São Paulo para que tragam uma para Cotia.

O problema da falta de vagas em creches foi um dos primeiros a serem discutidos no encontro para o universo da educação. “Em curto prazo, a ideia é fazer convênios com creches e escolas particulares para conseguir num primeiro momento suprir a demanda. Nossa meta em médio prazo é construir 3 escolas e 15 novas creches”, disse Rogério. Almir afirmou também que o plano de governo deles prevê o ensino de educação ambiental nas escolas.

Transformar prédios públicos municipais em polos culturais nos finais de semana e nas férias é um dos planos da dupla para a cultura, além da criação de um teatro municipal e um museu para preservar a história de Cotia.

Para driblar a crise e estimular a criação de empregos, Almir, que também esteve à frente da pasta que cuida destas questões no município, diz que a dupla pretende criar um instituto municipal de qualificação profissional, com cursos de manicure, cabelereiro, costureira, etc. Além disso, pretendem criar um polo de modernização tecnológica em parceria com a FATEC. “Já conversamos com eles e provavelmente será ligado a uma incubadora de empresas e start-ups”, disse.

O programa da chapa governista para a habitação diagnostica uma demanda de 6 mil moradias na cidade, com metade delas sendo de famílias em áreas de risco, problema para o qual eles buscarão soluções em parcerias com os programas habitacionais dos governos estadual e federal. Além disso, querem criar um grupo multiprofissional para avaliar empreendimentos de alto impacto, exigir contrapartidas deles, e criar programas de incentivo a construções sustentáveis.

Na área de esportes, segundo Almir, o plano é instalar grama sintética nos campos da cidade, e torná-los locais de práticas de esportes diversos, com a disponibilização de um professor de educação física em alguns dias da semana incentivando as pessoas a usarem os equipamentos de ginástica.

Vereador e candidato a vice-prefeito Almir Rodrigues
Vereador e candidato a vice-prefeito Almir Rodrigues

As propostas da área social são: criar um centro de convivência para os idosos, que poderão chegar a ele com os ônibus escolares depois que estes deixarem as crianças em suas escolas e criar secretarias para a mulher e para a juventude.

Para aprimorar a possível gestão, Rogério pretende criar a controladoria municipal. “Com ela, pedidos de secretarias para compra de produtos e licitações serão analisados por pessoas capacitadas”, explicou Rogério. “O prefeito não consegue estar ao mesmo tempo em todos os lugares para conferir tudo de perto. Com uma controladoria, vamos economizar e respeitar o dinheiro público”, justificou.

Encontros de candidatos a prefeito e vice da OAB:
Local:
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1015 – Pq. Bahia – Cotia/SP
Próximo e último encontro:
Dia 27/9, às 19h: Vanessa Gravino e vice

Nota: O Granja News compareceu à OAB na noite de quarta-feira (21/9) para cobrir o encontro com Quinzinho Pedroso, marcado para as 18h. Porém, como até as 18h40 ele ainda não havia aparecido, a reportagem teve de se deslocar para a Câmara de Cotia, onde um debate entre os candidatos se iniciaria às 19h (veja detalhes do evento aqui).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Apae Cotia ganha Laboratório de Tecnologia e Informática, que atenderá cerca de 100 crianças e jovens da região

Iniciativa é fruto de parceria com o Instituto Educ360°, com o objetivo de capacitar e indicar …

Skip to content