Home / Cotia / Administração regional promete melhorias para a Granja no CONSEG

Administração regional promete melhorias para a Granja no CONSEG

Por Victor de Andrade Lopes

P1050011O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite da última quinta-feira (10/4) sua reunião mensal. Estiveram presentes o delegado do 2º DP da Grana Viana, Doutor Mário Guilherme da Silveira Carvalho; o representante da administração regional da Granja Viana, Marcelo Duarte; e o Capitão Marcio Alberto Roque, do 33º Batalhão, entre outros. Marcio esteve no local no lugar do Capitão Silvio, que teve de se afastar temporariamente da corporação por problemas de saúde.

Dentre outros assuntos, os presentes discutiram a situação da Rodovia Raposo Tavares. O vice-presidente do CONSEG, Eugenio, anunciou que, na próxima reunião, pretende trazer Vivaldo, um engenheiro do DER (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo) que, segundo ele, já compareceu em reuniões anteriores e mostrou-se muito prestativo e atencioso.

Marcelo Duarte foi cobrado pelos cidadãos presentes por uma solução para a falta de iluminação na Praça Santa Adélia, próxima ao “centrinho” da Granja. A escuridão teria sido causada pelo roubo dos cabos, segundo Marcelo, mas a recuperação da luz no local já estaria sendo providenciado (no dia seguinte, segundo postagem numa rede social, a situação estava normalizada, embora a vegetação local estivesse atrapalhando as luzes.)

A situação da Rua Mesopotâmia, no Jardim da Glória, também foi alvo de reclamações. Segundo moradores, além de o trecho mais próximo do Parque Cemucam estar em mau estado de conservação, a rua seria usada constantemente para test drives em alta velocidade. Marcelo explicou que já houve uma visita técnica da prefeitura ao local e que uma repintura deverá ocorrer em breve.

Entre uma reivindicação e outra, Marcelo explicou que a antiga subprefeitura da Granja Viana teve seu status alterado e agora funciona como uma administração regional. A alteração ocorreu em 2011, quando houve a mudança de endereço. Toda a equipe que antes era dedicada ao distrito foi ou dispensada ou transferida para outros serviços municipais. Desta forma, o órgão hoje encabeçado por Cristiano Freitas serve principalmente para encurtar o caminho do cidadão, que não precisa ir até o centro de Cotia para apontar algum problema. Contudo, na condição de administração regional, o órgão perde autonomia e fica dependente das equipes da prefeitura, que cuidam do município todo. As reclamações da população que são registradas na Granja são enviadas por meio de ofícios à administração municipal.

Durante a reunião, foi distribuída uma cartilha da Polícia Militar de São Paulo com dicas e informações para a prevenção do crime de roubo e furto de veículos.

A próxima reunião do CONSEG ocorrerá no dia 8 de maio, às 19h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia é nesta terça-feira

  Reunião pode ser acompanhada ao vivo pela internet, na TV Câmara, a partir das …