Home / Cotia / Clube das Pitangueiras promove mais uma ação do Projeto Criança Feliz em parceria com o Adote Saúde
médicos atendendo pacientes

Clube das Pitangueiras promove mais uma ação do Projeto Criança Feliz em parceria com o Adote Saúde

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

quatro odontologistas posam para foto
Equipe de odontologia

Na manhã do último sábado (5/4), o Clube das Pitangueiras promoveu mais uma edição da sua tradicional parceria com a ONG Adote Saúde para submeter crianças carentes a exames. A entidade, formada por médicos da região, capitaneia diversos projetos sociais em Carapicuíba e Cotia e faz anualmente a ação no clube, dentro do Projeto Criança Feliz, que o Pitangueiras instituiu para proporcionar atividades esportivas aos pequenos.

O presidente do Pitangueiras, Toninho Paltronieri, comentou a importância e a tradição da iniciativa. “O Projeto Criança Feliz tem oito anos e anualmente nós promovemos essa ação do Dia da Saúde com a Adote Saúde, beneficiando entre 100 e 120 crianças que fazem parte do projeto”, explica.

médica e pequena paciente posam para fotoToninho explica que a essência do projeto é proporcionar atividades esportivas e culturais a alunos de escolas públicas da região no contraturno escolar. “Hoje, alguns dos voluntários do projeto são adolescentes que um dia foram atendidos pela iniciativa”, conta com alegria nos olhos.

A ação é coordenada pelo Dr. Eduardo Troster, pediatra do Hospital Albert Einstein. Em entrevista, ele afirma que “50% da nossa saúde depende do estilo de vida que a gente leva. Fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, não ter vícios, ter uma boa vida social, manter o sono adequado e trabalhar o stress”.

médico, pacientes e mãe posam para fotoEm seguida, ele alertou para a importância do pediatra na saúde da população. “Estamos vivendo mais tempo, a expectativa de vida aumentou muito, e com isso, você criar hábitos salutares na infância e na adolescência permite uma vida longeva e saudável”, diz.

Segundo ele, a ação do Dia da Saúde permite à equipe de médicos e médicas analisarem os hábitos alimentares, vacinação, qualidade do sono e desempenho na escola das crianças participantes. “Quando possível, os problemas são resolvidos aqui mesmo. Se não, nós encaminhamos para Cotia ou para São Paulo”, conta.

médicos atendendo pacientesUma preocupação específica do Adote Saúde é a vacinação das crianças. “Muitas vezes você tem atraso nas vacinas e elas nos dão uma oportunidade de uma queda grande em mortalidade”, explica. “O Brasil estava sem sarampo e agora começou a ter novos casos com a chegada de crianças da Venezuela que não estavam vacinadas, somado a uma porcentagem da população daqui que não toma vacina”, diz.

Os médicos participantes da iniciativa são alunos da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein ou residentes do hospital e o projeto é uma oportunidade para que eles ganhem experiência.

médica, paciente e mãe posam para foto

Dr. Eduardo Troster (esquerda) e Toninho Paltronieri (direita)

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

médicos atendendo pacientes

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CIT de Cotia terá expediente nos dias 28 de março e 1º de abril, das 9h às 15h

A Secretaria da Fazenda de Cotia informou que o Centro Integrado Tributário (CIT) de Cotia …

Skip to content