Home / Carapicuíba / Detran.SP flagra irregularidades em autoescolas de Carapicuíba e Cotia

Detran.SP flagra irregularidades em autoescolas de Carapicuíba e Cotia

Equipe de fiscalização constatou fraudes em aplicação de aulas teóricas e práticas nas cidades. Escola de Santana do Parnaíba também foi flagrada

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) flagrou nesta semana irregularidades em três Centros de Formação de Condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, nas cidades de Santana do Parnaíba, Carapicuíba e Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.

Durante fiscalização realizada na terça-feira (30) em Santana do Paranaíba, no CFC Gil, fiscais constataram a ausência de nove alunos que deveriam estar em sala de aula, já que a presença estava registrada no sistema e-CNHsp – por meio do qual o órgão faz o rastreamento de todas as etapas do processo de habilitação.

Na quarta-feira (31), em Carapicuíba, foram verificadas irregularidades em duas aulas práticas, de moto e carro, flagradas na autoescola Stilo. Os veículos que deveriam estar em uso no momento estavam estacionados no local e os alunos não se encontravam no estabelecimento.

Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, durante fiscalização em uma prova prática de direção veicular na categoria B (carro) em Cotia, a equipe do Detran.SP constatou que um veículo que, naquele momento, deveria estar sendo usado em aula prática era utilizado para realização de exame. A aula constava aberta no sistema e-CNHsp, mas não estava sendo ministrada.

Foram registrados boletins de ocorrência na Delegacia de Santana do Parnaíba, na rua Maria Zendron Cardoso, no 2º DP de Carapicuíba, na avenida Sul Americana e no 2º DP de Cotia, na rua Mazel, por inserção de dados falsos em sistema de informações, crime previsto no artigo 313-A do Código Penal, com pena de 2 a 12 anos de reclusão. Os envolvidos, tanto os responsáveis pelo CFC como os candidatos à habilitação, responderão a inquérito policial.

Além disso, as autoescolas terão suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão junto ao Detran.SP a um processo administrativo que pode resultar até em descredenciamento. Como garante a Constituição Federal, as empresas têm direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo.

“O processo de habilitação deve ser seguido à risca para que se esteja preparado para dirigir. A adequada formação do condutor é fundamental para tornarmos o trânsito mais seguro”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

O Detran.SP realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação.

Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou diretamente no link a seguir http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo absoluto ao denunciante.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Ainda dá tempo de se inscrever aos treinamentos on-line de Cotia em parceria com o Sebrae

Foto: Divulgação Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo …

Skip to content