Home / Cotia / MDGV promoveu sarau e palestra sobre o corredor Japi-Morro Grande

MDGV promoveu sarau e palestra sobre o corredor Japi-Morro Grande

Por Victor de Andrade Lopes

IMG_0905O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV) promoveu na noite da última segunda-feira (7/4) a sua segunda edição da “Conversa ao pé da Granja com pequeno Sarau”.

O evento foi iniciado com uma breve apresentação musical da dupla de jovens guitarristas Miguel Lian Leite e Pedro Brum, que tocaram clássicos do rock como “Before You Accuse Me”, do Eric Clapton; “Sunday, Bloody Sunday”, do U2; e “Que País É Este”, do Legião Urbana.

Em seguida, falou a palestrante Marília Gruenwaldt, integrante da GOVerde, um grupo de ONGs ambientalistas da Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo. Artista plástica, Marília é ambientalista há 20 anos. No encontro de anteontem, ela falou sobre corredores ecológicos.

IMG_0913Cotia hoje tem por volta de 1/3 de sua área dentro de um corredor ecológico cuja criação há tempos é solicitada pelos ambientalistas – no caso, este corredor ligaria o Parque Estadual do Jurupará, em Ibiúna e Piedade; à Serra do Japi, em Cabreúva, Cajamar, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus, passando pela Reserva Estadual do Morro Grande, em Cotia, Vargem Grande Paulista e Lourenço da Serra. Já existe um pré-projeto aprovado para a criação do corredor, o que é vital para dar um fim adequado às verbas que Cotia receberá de entidades internacionais para manter a área.

Segundo Marília, ao contrário do que muitos pensam, um corredor ecológico não precisa ser totalmente composto por áreas verdes. Na verdade, o corredor pode incluir mesmo zonas totalmente urbanizadas – uma mera calçada com árvores pode ser considerada parte de um corredor.

Entre outros assuntos, a ambientalista comentou sobre diferenças entre o Brasil e a Alemanha, país que visitou: lá, as empresas e a sociedade organizada estabelecem um diálogo muito mais eficaz entre si para discutir o impacto ambiental que suas atividades causarão.

Ao final da reunião, os presentes manifestaram a intenção de promover mais discussões sobre o projeto do corredor.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia/SP – Cartão de estacionamento para idoso e PCD pode ser solicitado por e-mail

A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia passou a receber a solicitação para …