Home / Cotia / Reunião discute próximos passos pela preservação do Cemucam

Reunião discute próximos passos pela preservação do Cemucam

Por Victor de Andrade Lopes

O piquenique marcado para ontem, 29/9, no Parque Cemucam foi parcialmente frustrado pelo tempo fechado. Algumas pessoas desistiram de participar por causa da chuva que caiu mais cedo, mas a reunião acabou ocorrendo mesmo assim, com uma dúzia de participantes.

Entidades da região vêm debatendo se a prefeitura de Cotia é capaz de cuidar do parque desde abril, quando o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) sinalizou sua intenção de doar o parque para Cotia. Segundo uma das participantes, o secretário do verde e do meio ambiente de São Paulo, Ricardo Teixeira, já teria dado o seu aval para que o parque fosse doado – a concretização da transferência dependeria agora da aprovação da câmara de vereadores paulistana.

Durante o encontro, discutiu-se sobre como deve ser a luta política para que o parque seja mantido sob os cuidados da capital paulista. Os presentes concordaram que um dos caminhos é pressionar os vereadores paulistanos para que não aprovem a doação do espaço. Alguns já demonstraram apoio à causa dos moradores, como Antonio Donato (PT) e Toninho Vespoli (PSOL) – este último fez uma visita ao parque no dia 5 de setembro. O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também teria manifestado apoio durante sua passagem pelo encontro nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocorrido no início deste mês no parque.

A pauta da reunião incluía o segundo encontro preparatório para a fundação da Associação dos Amigos do Parque Cemucam. Os objetivos da futura entidade já começaram a ser traçados: os futuros membros associados pretendem criar um conselho gestor do parque. Wagner Neves, administrador do local, recomendou que a criação do conselho ocorresse somente depois de resolvida a questão da doação.

A engenheira ambiental Marilia Fanucchi Ferraz, que recentemente palestrou sobre educação ambiental a convite do Movimento em Defesa da Granja Viana, esteve presente no encontro e deu diversas explicações sobre gestão ambiental e política do meio ambiente.

Amanhã, terça-feira, a partir das 10h, ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo uma reunião onde vereadores debaterão a questão do Cemucam. As entidades já estão se articulando para ver quem comparecerá à reunião para falar em nome da comunidade e que materiais serão apresentados aos parlamentares para convencê-los a não aprovar a transferência. Pretende-se levar o manifesto contra a doação do Cemucam e do Viveiro Harry Blossfeld; uma lista com várias assinaturas endossando o documento; um vídeo feito após a reunião, que mostra as belezas naturais do parque e a infraestrutura do local; e imagens de praças e parques mal conservados de Cotia, para convencer os vereadores de que a prefeitura de Cotia não tem condições de administrar o local.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Projeto Grãos de Ajuda: “Aliviar o sofrimento e a fome de grão em grão”

A iniciativa de um grupo de amigos alimenta, aproximadamente, 220 pessoas da região de Cotia …

Skip to content