Home / Cultura / São Roque: PM e GCM fazem balanço positivo da Operação de Carnaval

São Roque: PM e GCM fazem balanço positivo da Operação de Carnaval

A Prefeitura de São Roque, juntamente à Polícia Militar, GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Civil, montou um esquema de segurança para o Carnaval 2019. Com esta iniciativa, as ocorrências foram baixas, fazendo com que a folia acontecesse com bastante tranquilidade.

Tanto a GCM quanto a PM avaliaram como excelente o resultado da Operação. “Com certeza a organização, a orientação aos promotores dos eventos, a colaboração entre os órgãos públicos e a responsabilidade dos foliões e da população, foram decisivos para melhor resultado na prevenção de problemas”, enfatizou o Comando da PM, em nota.

O prefeito Claudio Góes destacou que o objetivo foi aliar segurança, ordem e diversão para toda família. “Organizamos, tiramos o Carnaval das ruas centrais onde têm muitos moradores e concentramos na Av. Bandeirantes a fim de proporcionar segurança e estrutura necessária para receber a todos”, comentou.

Guarda Civil

Além do efetivo das escalas normais, comandante, subcomandante, pessoal do serviço administrativo, de postos fixos e alunos aspirantes, que estão em estágio de formação profissional, trabalharam no evento. Houve dia em que o efetivo somou 41 GCM´s. “Montamos uma escala extraordinária e o resultado foi positivo, sem registro de nenhum incidente grave” comentou o comandante Celso Antônio Domingues. Quanto ao cumprimento do disposto no Decreto 8981/2019, a GCM também atuou na proibição da entrada e o consumo de bebidas em recipientes de vidro na Bandeirantes e foram apreendidos 14 aparelhos de som, irregulares.

Seguranças

A organização também contou com reforço de 30 seguranças particulares, contratados pela Prefeitura.

Polícia Militar

A Polícia Militar, por meio da 2º Cia Territorial do 50º BPM/I, desencadeou em São Roque, Mairinque e Araçariguama, a Operação Carnaval. A ação contou com grande efetivo, com policiais trabalhando nos dias de folga e apoio de efetivo de Itu e do Grupamento Águia.
O policiamento preventivo e ostensivo foi intensificado, assim como as vistorias a veículos e condutores, com ênfase nas fiscalizações criminais e de trânsito.

Como resultado, até o momento, não foi registrada nenhuma ocorrência criminal relacionada aos festejos. Por meio da ação repressiva obteve-se: prisão de 5 pessoas por tráfico de entorpecentes, captura de 1 procurado pela justiça, 1 prisão por furto de motocicleta e apreensão de um equipamento de som irregular. “Resultado operacional excelente para um período em que tivemos milhares de pessoas nas ruas”, concluiu a PM, em nota.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar trabalhou em escala de plantão, todos os dias, e não recebeu nenhum chamado que demandasse sua intervenção. Foi realizada ação preventiva junto aos estabelecimentos comerciais, orientando sobre a proibição da venda de bebida alcoólica a menores de idade.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Uninter em Cotia (SP) abre inscrições para curso de Libras aos sábados

Início das aulas está previsto para o dia 1º de junho, com duração total de …