A Prefeitura de São Roque, juntamente à Polícia Militar, GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Civil, montou um esquema de segurança para o Carnaval 2019. Com esta iniciativa, as ocorrências foram baixas, fazendo com que a folia acontecesse com bastante tranquilidade.
Tanto a GCM quanto a PM avaliaram como excelente o resultado da Operação. “Com certeza a organização, a orientação aos promotores dos eventos, a colaboração entre os órgãos públicos e a responsabilidade dos foliões e da população, foram decisivos para melhor resultado na prevenção de problemas”, enfatizou o Comando da PM, em nota.
O prefeito Claudio Góes destacou que o objetivo foi aliar segurança, ordem e diversão para toda família. “Organizamos, tiramos o Carnaval das ruas centrais onde têm muitos moradores e concentramos na Av. Bandeirantes a fim de proporcionar segurança e estrutura necessária para receber a todos”, comentou.
Guarda Civil
Além do efetivo das escalas normais, comandante, subcomandante, pessoal do serviço administrativo, de postos fixos e alunos aspirantes, que estão em estágio de formação profissional, trabalharam no evento. Houve dia em que o efetivo somou 41 GCM´s. “Montamos uma escala extraordinária e o resultado foi positivo, sem registro de nenhum incidente grave” comentou o comandante Celso Antônio Domingues. Quanto ao cumprimento do disposto no Decreto 8981/2019, a GCM também atuou na proibição da entrada e o consumo de bebidas em recipientes de vidro na Bandeirantes e foram apreendidos 14 aparelhos de som, irregulares.
Seguranças
A organização também contou com reforço de 30 seguranças particulares, contratados pela Prefeitura.
Polícia Militar
A Polícia Militar, por meio da 2º Cia Territorial do 50º BPM/I, desencadeou em São Roque, Mairinque e Araçariguama, a Operação Carnaval. A ação contou com grande efetivo, com policiais trabalhando nos dias de folga e apoio de efetivo de Itu e do Grupamento Águia.
O policiamento preventivo e ostensivo foi intensificado, assim como as vistorias a veículos e condutores, com ênfase nas fiscalizações criminais e de trânsito.
Como resultado, até o momento, não foi registrada nenhuma ocorrência criminal relacionada aos festejos. Por meio da ação repressiva obteve-se: prisão de 5 pessoas por tráfico de entorpecentes, captura de 1 procurado pela justiça, 1 prisão por furto de motocicleta e apreensão de um equipamento de som irregular. “Resultado operacional excelente para um período em que tivemos milhares de pessoas nas ruas”, concluiu a PM, em nota.
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar trabalhou em escala de plantão, todos os dias, e não recebeu nenhum chamado que demandasse sua intervenção. Foi realizada ação preventiva junto aos estabelecimentos comerciais, orientando sobre a proibição da venda de bebida alcoólica a menores de idade.