Home / Cotia / “O prefeito só vai atender quem é da base governista”, diz vereador de Cotia

“O prefeito só vai atender quem é da base governista”, diz vereador de Cotia

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Câmara Municipal de Cotia

vereadores reunidos na mesa diretora e no plenário da câmaraA Câmara Municipal de Cotia realizou na manhã de anteontem (19 de março) sua sétima sessão ordinária de 2019. Dois projetos de lei foram lidos e um foi aprovado: o nº 7/2019, que visa a criação de um bilhete único no sistema de transporte coletivo de Cotia e possibilita à prefeitura a firmar convênios com o Governo do Estado e cidades vizinhas (apenas lido); e o nº 8/2019, que altera a Lei nº 1.329, de 28 de abril de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias, financeiras e de crédito de colocar pessoal suficiente no setor de caixas para atendimento digno aos clientes (lido e aprovado).

O autor desta última propositura, Marcinho Prates (SD), discursou em defesa da mesma, alegando que a Secretaria da Fazenda ficaria responsável por fiscalizar o cumprimento dela e que os bancos devem um atendimento digno a seus clientes. “O banco deve aplicar essa lei tanto no caixa quanto nos balcões”, ressaltou.

Marcinho Prates discursando na tribuna da câmara de cotia
Marcinho Prates
A sessão teve ainda a aprovação de uma moção de pesar (nº 7/2019), devido ao falecimento de Domingos Faustino dos Santos; e mais uma rejeição a um requerimento apresentado pelo vereador Eduardo Nascimento (PSB), que declarou guerra à administração Rogério Franco (PSD) em sessões recentes. No documento, ele intentava oficiar o prefeito para que “informe se há contrato firmado da Prefeitura Municipal para terceirização dos serviços telefônicos e de internet”.

Visita de Itapevi

A vereadora Professora Camila Godói (PSB), de Itapevi, marcou presença na sessão. Convidada a falar na tribuna, ela enalteceu a importância do intercâmbio de experiências entre vereadores de diferentes cidades. Ela parabenizou os vereadores pelo trabalho desenvolvido na Casa de Leis e disse que eles têm boa reputação em sua cidade, mas cobrou maior presença feminina na Câmara, hoje composta apenas por homens.

Professora Camila Godói discursando na tribuna da câmara de cotia
Professora Camila Godói
Em seguida, Camila contou que, em Itapevi, foi criada a procuradoria da mulher, para prestar auxílio às mulheres vítimas de violência. “Em 2018, tivemos 92 mil casos registrados de violência contra a mulher no Brasil”, contou a parlamentar. “Durante a sessão de hoje, uma mulher que infelizmente apanhava há mais de 30 anos resolveu denunciar o companheiro após saber do nosso trabalho”, disse.

(Im)passe escolar e discursos inflamados

O vereador Eduardo Nascimento (PSB) novamente foi destaque na sessão. Ele ingressou com uma representação no Ministério Público (MP) alegando que a prefeitura pagava irregularmente 100% do transporte escolar, quando o correto seria ela pagar apenas 50%.

A afirmação prontificou Rogério a publicar um vídeo no Facebook (veja abaixo), explicando que a prefeitura está apenas cumprindo uma decisão judicial resultante de uma ação de 2008 e que no momento há um convênio celebrado com o governo estadual, sob o qual a prefeitura paga 20,95% do valor e o estado arca com os 79,05% restantes.

Celso Itiki discursando na tribuna da câmara de cotia
Celso Itiki
A ação motivou os demais vereadores a saírem em defesa do prefeito. O líder do governo Celso Itiki (PSD), pediu cautela para “não transformar a democracia em ditadura, pois os dois andam muito próximos. Nessa situação do passe escolar, tem uma ação julgada e tramitada e ela tem que ser cumprida”, ponderou.

Ele foi acompanhado pelo presidente da casa e ex-líder do governo Dr. Castor Andrade (PSD), que disse que “em toda democracia há discussão de ideias e de projetos. Sabemos que a oposição faz parte de todo governo democrático, mas a população nos outorgou poderes para representa-la no campo das ideias”, disse.

Dr. Castor Andrade discursando na tribuna da câmara de cotia
Dr. Castor Andrade
Ele também defendeu a atual gestão. “A cidade tem avançado muito. Não sou mais líder do governo, hoje sou presidente, mas somos aliados do governo. Respeito o pensamento e as ideias dessa casa, mas devemos reconhecer o que vem sendo feito de bom na cidade. Não vamos resolver todos os problemas dela em quatro anos, nós não fazemos milagres, quem faz milagre é Deus”, finalizou.

Em discurso, Eduardo manteve firme sua posição. “Não é o prefeito que põe vocês na cadeira de vocês, é o povo! Eu não tenho nada contra ele, tenho contra a administração dele! Quero que vocês me mostrem uma obra de impacto dele!”

Eduardo Nascimento discursando na tribuna da câmara de cotia
Eduardo Nascimento
Em seguida, ele se dirigiu aos colegas um a um. “O Paulinho [Lenha, PSB] diz aqui que nunca falou do prefeito, mas você estava comigo na oposição e falou dele sim! Tagarela [PSB], deixa o papel de defender o prefeito para o Celso, que é líder do governo. E Celso, nós temos em Caucaia do Alto um elefante branco onde há sete anos as pessoas não podem usar a piscina”, disparou.

Os vereadores então se defenderam. “Eu não fui oposição do Rogério. Na eleição, fizemos oito vereadores e alguns deles estavam preocupados com sua própria pessoa e mudaram. Se eu for oposição ao prefeito, eu serei oposição ao município!”, disse Lenha.

tagarela discursando na tribuna da câmara de cotia
Tagarela
Já Tagarela foi provocador. “Se tiver um bairro que ganhar um grão de pedra a pedido desse vereador [Eduardo], eu virei pelado na próxima sessão! Quem faz oposição ao prefeito não tem que ter nada, o bairro que ele pedir melhoria vai ser prejudicado. Se querem alguma coisa para seus bairros, peçam pra um vereador do governo. Enquanto que vossa excelência, quando pedir, não vai ter nada, o bairro vai ficar carente. Que você traga mais gente pra sessão para ver a vergonha que você está passando. O prefeito vai atender quem é da base governista!”, encerrou, sob vaias da população presente.

Celso limitou-se a mencionar reformas em vias diversas como exemplos de grandes êxitos da administração e finalizou afirmando que “para quem nunca teve nada, o pouco ou muito que está sendo feito é considerável”.

Paulinho Lenha discursando na tribuna da câmara de cotia
Paulinho Lenha

* Atualizado em 23 de março para correção; o vereador Eduardo Nascimento entrou com uma representação no MP, e não com uma ação, como havíamos escrito anteriormente.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

agentes de saúde de Cotia reunidas com representantes do mackenzie

Saúde de Cotia fecha parceria com Mackenzie para capacitação de profissionais

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Cotia fechou uma parceria com o Programa de …