Home / Cotia / Vereador Tagarela retorna à Câmara de Cotia em mais uma sessão agitada
vereador tagarela discursando na tribuna da câmara de cotia
Tagarela

Vereador Tagarela retorna à Câmara de Cotia em mais uma sessão agitada

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Câmara Municipal de Cotia

vereador tagarela discursando na tribuna da câmara de cotia
Tagarela
A Câmara Municipal de Cotia realizou na manhã da ultima terça-feira (26 de fevereiro) sua quarta sessão ordinária de 2019. A sessão marcou a chegada do novo vereador Jose Júlio Tibúrcio Rezende (PSB), mais conhecido como Tagarela, que veio substituir Arildo Gomes (PDT), que foi para o Executivo assumir a Secretaria de Assuntos Institucionais. Tagarela, por sua vez, foi exonerado do cargo de secretário adjunto da mesma pasta para poder ocupar sua cadeira na câmara. Ele assumirá também o posto de vice-líder do governo na casa; o líder a partir de agora será Celso Itiki (PSD), substituindo Dr. Castor Andrade (PSD), que agora é o presidente da casa.

Nenhuma lei foi aprovada durante a sessão, mas os vereadores leram o projeto de lei 4/2019, que pretende permitir o acesso gratuito a cinemas na cidade para pessoas a partir dos 60 anos de idade.

Estiveram presentes na sessão o secretário adjunto de trânsito e transportes, Bruno, e as lideranças do Rotary Edson Borcato (governador do distrito 4610), Maria Helena Miramontes (presidente do Rotary Club de Cotia Centro) e Samantha Gonçalves (presidente do Rotary Club de Cotia Granja Viana), além da integrante do Rotary Cotia Centro Angela Serrano. Eles estiveram no local em razão da homenagem que a entidade recebeu por conta dos seus 114 anos.

Nomeação de Arildo e volta de Tagarela

A nomeação do ex-vereador foi e ainda é motivo de polêmica na casa. Na sessão anterior, segundo informações do jornal Giro S/A, o vereador Marcos Nena (MDB) teria dito que “Arildo é descomprometido e irresponsável. Ele é um leviano e não tem capacidade de ser secretário. Ele não tem caráter político”. Ainda segundo o jornal, Fernando Jão (PSDB) também teria sido crítico à nomeação, afirmando que “deve ser fakenews, pois ele não é de confiança”.

Em entrevista à publicação, Arildo disse que os colegas “estão desesperados politicamente. Se eu fosse tão ruim, não seria convidado para ser secretário e não seria vereador de cinco mandatos. Muitos queriam ser chamados, mas o prefeito não os convidou. Não vou acioná-lo juridicamente, pois ele é pequeno”.

Na tribuna, Jão deu sua tréplica e não poupou palavras contra o ex-colega. “O Arildo perdeu a chance de ficar calado. Quem ficava desesperado quando a população vinha aqui era ele! Há 20 dias, o vereador Eduardo me ligou e marcou um encontro comigo e com o Arildo. E nesse encontro, o Arildo me diz que nós temos que ‘cassar o prefeito Rogério Franco’ e diz que eu deveria ser candidato a prefeito. Eu disse para ele não contar comigo nessa”, disse o tucano.

“Saindo de lá, ele ligou para o prefeito, marcou um encontro e foi lá dizer que eu era candidato a prefeito”, continuou o parlamentar. “Isso é falta de caráter, de hombridade, de vergonha na cara! Arildo não é de confiança. Abra o olho, prefeito! Porque 20 dias atrás, ele queria te cassar e queria que eu fosse candidato. Fui contra a indicação dele, mas hoje sou favorável, porque perdemos um crápula e ganhamos um grande homem [Tagarela]!”, encerrou o vereador.

Em seu discurso de posse, Tagarela falou sobre a campanha eleitoral de 2016. “Foi uma campanha muito difícil, estivemos numa chapa com vereadores experientes e rodados e fiquei em 4º lugar com quase 2 mil votos. Eu disputei com o Quinzinho (PSB), mas fui chamado pelo Rogério para participar do governo e aceitei. Até ontem, procurei exercer meu trabalho com muita dedicação”, declarou o novo vereador.

“Fiquei muitos anos fora desta casa, mas volto com a certeza de que estou aqui para cumprir com meu dever de político e cidadão. Trabalharei muito e estarei à disposição da população de Cotia 24 horas por dia”, disse o parlamentar. “Farei parte da base governamental porque tenho certeza de que esse governo fará história na cidade. Ele vem fazendo muitas obras, a saúde está indo bem, enfim, é um governo transformador”, encerrou.

Troca de farpas e tensão

Em outro momento, Tagarela elogiou a gestão atual da prefeitura por romper o contrato com a empresa Luxor, que estava a cargo da reforma de duas creches na cidade, sendo uma no Mirizola e outra no km 36. “Essa empresa não vale nada! Eles param a obra e solicitam aumento! O prefeito cortou o contrato e contratou outra. Ele fez o certo!”. Ao final de sua fala, ele tentou aliviar a tensão com o colega que substituiu, dizendo que Arildo tem cinco mandatos e, por isso, seria um bom político.

Logo depois, em sua fala, Celso tentou defender o ex-colega com a mesma base argumentativa mas, num aparte, Jão pediu que ele não “confunda número de mandatos com caráter, vide Renan Calheiros, Eduardo Cunha e Lula”.

Celso o interrompeu para lembrar que Lula “fez muito pelo Brasil” assim como Arildo por Cotia, mas isso deu início a uma troca de farpas entre eles, pois o tucano o lembrou que o aparte deve ser respeitado até o final da fala do vereador. “Leia o regimento, que para isso vossa excelência é analfabeto! Concedeu-me o aparte e depois me cerceou porque não era música para seus ouvidos”, bradou o tucano.

Devido ao fato de muitos vereadores estarem extrapolando em demasia o tempo de suas falas (cinco minutos), o presidente Dr. Castor se viu obrigado a chamar a atenção dos colegas e pedir que se ativessem ao prazo devido ao adiantar do horário, gerando discórdia entre os pares.

Elogios e críticas à prefeitura

Em suas falas como líderes, os vereadores fizeram uma série de elogios e críticas ao prefeito Rogério Franco. Pedinha (PROS) disse que ele “tem feito muito pela cidade. Em abril ele vai finalmente inaugurar uma creche que estava parada há sete anos no km 26. E tem um estudo da prefeitura para levar um posto de saúde digno para lá”, completou.

Paulinho Lenha (PSB), por sua vez, comentou que o restaurante Flora Hara já adotou canudos biodegradáveis e convidou os demais estabelecimentos de Cotia a se adequarem à lei de sua autoria que foi aprovada em 2018.

Eduardo Nascimento (PSB), em resposta à fala de Tagarela, disse que a saúde da cidade “não anda boa. Tivemos uma audiência pública sobre o assunto aqui e eu falei para o [secretário de saúde] Dr. Magno que ele estava falando com leigos e que deveria usar uma linguagem que entendêssemos” criticou o parlamentar. Em seguida, ele dirigiu suas críticas à Secretaria de Obras. “Se ela existe em Cotia, eu não estou vendo. É sujeira, é mato, é calçada que não existe… A secretaria é pra fazer esses serviços”, disse.

Marcinho Prates (SD) foi na contramão do colega e parabenizou o prefeito justamente por ter visto muitas obras e a criação de espaços de lazer. Por outro lado, pediu que a prefeitura instale mais placas de sinalização de bairros. “Por mais que exista Waze hoje em dia, muita gente ainda se utiliza dessas placas para chegar aos bairros da cidade”, disse.

Edson Silva (PRB) lembrou os planos da prefeitura de reformar 40 escolas municipais e pediu atenção das autoridades a um ponto de ônibus próximo à Nostra Mamma que foi transferido recentemente para um local descoberto e sem iluminação pública. Por fim, disse que se Tagarela está na Câmara, foi “por meio do voto. O Arildo já foi seu suplente, agora você que é suplente dele. O mundo dá voltas.”, refletiu.

Nena lembrou das audiências com a Sabesp e com a Danúbio Azul que a Câmara convocou para os dias 13 e 14 de março e pediu à população que encaminhe suas demandas relacionadas ao assunto para ele.

Tim (MDB) agradeceu o trabalho de uma ONG que distribuiu 50 óculos no Mirizola e se disse feliz por ver o bairro ganhando uma quadra, um posto de saúde e uma creche. Em seguida, contudo, disse ter recebido uma denúncia de que, em 15 dias, duas mortes teriam ocorrido em um CRAS da cidade e pediu providências.

Sandrinho Santos (SD) enalteceu o fato de que a Estrada da Capelinha ganhará iluminação pública, parabenizou Celso por sua nomeação como líder do governo e disse que Tagalera “me ajudou muito quando eu estava começando na política. Ele me ensinou a ser verdadeiro e tenho muita gratidão à sua pessoa”, encerrou.

Dr. Castor falou da palestra ‘Líder Inspirador’ que a Câmara promoveu no dia 22 e disse ter planos para realizar outras, com temas como violência contra a mulher (em março), autismo (abril) e câncer de mama e de próstata (setembro).

Da esquerda para a direita: Samantha Gonçalves, Edson Borcato e Maria Helena Miramontes durante sessão da câmara de cotia
Da esquerda para a direita: Samantha Gonçalves, Edson Borcato e Maria Helena Miramontes
Homenagem ao Rotary

O Rotary International, que celebra 114 de sua fundação, foi homenageado pela câmara na forma de uma moção de aplausos e homenagens (Moção 4/2019). Diversos vereadores discursaram para elogiar a entidade. O presidente Dr. Castor disse que “o Rotary faz um trabalho de cunho social muito importante para a nossa cidade”.

O governador do distrito rotário 4610, Edson Borcato (que realizou na última sexta-feira uma visita oficial ao Rotary Club de Cotia Mulheres Empreenderas), foi convidado a discursar e enalteceu a parceria com o poder público para servir a população. “Estamos escrevendo mais uma página do livro que escreve a história dos 114 anos de Rotary. Não é a carga que nos derruba, mas sim a maneira como a carregamos”, finalizou.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Sodiê Doces cria kit confeiteiro para o Dia das Crianças

Sugestão de presente custa 39,90 reais Para deixar o Dia das Crianças ainda mais especial, …